Quais são as reações a venenos de Insetos?

As reações podem ser tóxicas (mais de 100 picadas) e alérgicas (às vezes uma única picada pode ser fatal).

 

Quais são os tipos de Alergia a Insetos?

 Pode ser por insetos sugadores (pernilongos, carrapatos,  pulgas..) são chamadas de Urticária Papular ou Estrófulo  e por insetos picadores (abelhas, formigas e vespas). Estas podem ser mais graves e com risco de morte.

 

Quais as manifestações mais freqüentes da Alergia a insetos?

Geralmente a alergia a insetos pode ser como Urticária (placas avermelhadas que coçam) ou Angioedema (inchaço que geralmente não coça) ou reações intensas e generalizadas (anafilaxia).

 

Qual é a prevalência das reações alérgicas aos insetos sugadores? Qual é a faixa etária  mais acometida? Existe prevalência entre os sexos?

A prevalência é de 0,4 a 4 % da população. A faixa etária predominante é o adulto jovem e principalmente sexo masculino (maior exposição).

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado com História Clínica, exame físico, Testes cutâneos (Prick test e intradérmico) e medida da IgE (anticorpo da alergia) para insetos  no sangue.

 

Como é feito o tratamento?

                    O tratamento é feito com medicamentos tópicos, orais ou injetáveis dependendo da gravidade. Alguns pacientes dependendo do tipo e gravidade da alergia à picada de insetos poderá ser indicada a Imunoterapia (vacina de alergia).

 

Quais são as medidas profiláticas recomendadas?

As medidas são: evitar locais que existam concentrações de insetos, evitar o uso de perfumes fortes, evitar andar de pés descalços em jardins ou próximo a piscinas, usar botas, calça e blusas compridas, repelentes (se possíveis, naturais), telas e mosquiteiros.

 

Autora: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci CRM: 7.600-DF

 

Referências Bibliográficas:

  • Golden DBK, Demain J et al. Stinging insect hypersensitivity: A practice parameter update 2016-http://www.allergyparameters.org
  • KrishnaMT, Ewan PW, Durham SR et al. Diagnosis and management of hymenoptera venom allergy: British Society for Allergy and Clinical Immunology (BSACI) guidelines Clinical & Experimental Allergy, 2011, 41, 1201–1220