O que é Dermatite de Contato?

É uma resposta inflamatória da pele por exposição direta (contato) a substâncias irritativas ou alergênicas do meio ambiente. Observar relação com fatores ocupacionais (marceneiros, pedreiros, pintores, médicos) atividades de lazer, jardinagem e fotografia, uso de cosméticos (tintura de cabelo, cosméticos, metais e esmalte) e uso de medicamentos tópicos.

 

Quais são as substâncias que podem causar Dermatite de Contato? Existem mais de 6 milhões de substâncias químicas conhecidas e praticamente todas podem induzir reação na pele. Cerca de 2.800 dessas substâncias possuem propriedades alergênicas. As substâncias mais comuns que causam dermatite de contato incluem hera venenosa, níquel (bijuterias, metais, moedas) e substâncias contidas nos  cosméticos como Perfume mix, Bálsamo de peru, Neomicina, Timerosal, Kathon Lanolina, Tolueno, Parafenilenodiamina, Tonsilamida,  Formaldeido,  Conservantes: Parabeno, Propilenoglicol, Quaternarium, Fragrâncias e Resinas: Butilfenol terciário, Colofônio, Resina Epoxi.

 

Como é classificada a Dermatite de Contato?

Irritativa-80% dos casos, pode ocorrer em qualquer pessoa (alérgica ou não), causada por agentes irritantes. Por exemplo: sabões, detergentes, fraldas

Alérgica– 20% dos casos, somente em indivíduos geneticamente predispostos (alérgicos). Por exemplo: Níquel, Látex, Perfume

 

Ocorre mais no sexo feminino?

As Dermatites Ocupacionais (cimento, borracha) ocorrem mais no sexo masculino enquanto Dermatites por cosméticos e Níquel ocorrem mais no sexo feminino.

 

Pode ocorrer em crianças?

É freqüente na infância e também nelas se podem fazer os testes de contato a partir de seis meses de idade. Os cosméticos infantis são causas importantes de Dermatite de Contato

 

Quais são as substâncias mais implicadas na Dermatite de Contato?

Os alérgenos mais implicados são: Níquel (metal), perfume-mix, Bálsamo- do- peru e Neomicina.

 

Como se faz o diagnóstico da Dermatite de Contato?

O diagnóstico é feito através da Anamnese (História Clínica), exame físico (tipo de lesão e localização), Testes de Contato (Patch test),  Testes de Cosméticos e para látex. Esses testes podem ser realizados com fotossensibilização. O Teste de Contato Acqua permite molhar o local e realização de atividade física sem comprometer o resultado do exame.

 

O que é Teste de Contato ou Patch test?

Consiste na aplicação de substâncias em pele sã, preferencialmente no dorso. A leitura do teste é realizada em 48 e 96 horas. Pode ser realizado em crianças a partir de 6 meses de idade.

 

Quais são as substâncias que são testadas no Teste de Contato?

1-      ANTRAQUINONA 11. HIDROQUINONA

 

21. PPD-MIX

 

2-BÁLSAMO DO PERÚ

 

12. IRGASAN

 

22. PROMETAZINA

 

3.BENZOCAÍNA

 

13. KATHON CG

 

23. PROPILENOGLICOL

 

4 – BICROMATO DE  POTÁSSIO

 

14. LANOLINA

 

24. QUATERNARIUM

 

5.BUTILFENOL-PARA-TERCIÁRIO

 

15. MERCAPTO MIX

 

25. QUINOLINA -MIX

 

6.CARBA MIX

 

16. NEOMICINA

 

26. RESINA-EPOXI

 

7.CLORETO DE COBALTO

 

17. NITROFURAZONA

 

27. SULFATO DE NÍQUEL

 

8-COLOFÔNIO

 

18. PARABEN- MIX.

 

28. TEREBENTINA

 

9-ETILENODIAMINA

 

19. PARAFENILENODIAMINA

 

29.THIMEROSAL

 

10. FORMALDEÍDO

 

20. PERFUME -MIX

 

30. TIURAM MIX

 

 

Quais são as substâncias que são testadas no Teste de Cosméticos?

O teste de contato Padrão Brasileiro Cosméticos é composto de 11 substâncias prevalentes como causa de Dermatites de Contato no Brasil, testadas pelo grupo Brasileiro de Dermatites de Contato e são estas:

 

C1. Germall 115 C5. Bronopol (2-Bromo-2-nitropropano-1,3-diol) C9. Amerchol L-101
C2. BHT (Butil-hidroxi-tolueno) C6. Cloracetamida C10. Clorhexidine
C3. Resina Tonsilamida/formaldeído C7. Ácido Sórbico C11. Dietanolamida Ac Graxo Coco
C4. Trietanolamina C8. Tioglicolato de Amônia

 

 

Quais são os tratamentos para Dermatite de Contato?

Suspender  contato com as substâncias identificadas como alergênicas ou irritativas e marcar consulta com  Especialista em Alergia ou Dermatologia

 

 

Autora: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci CRM: 7.600-DF

 

Referências Bibliográficas: