PAPILOMAVÍRUS HUMANO -HPV

 

FIQUE SABENDO…

  • Você sabia que é muito comum mulheres serem infectadas pelo vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano)?

Entre as mulheres sexualmente ativas, 50 a 80% delas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV ao longo da vida. Porém, apesar desse elevado percentual, muitas das infecções são transitórias.

 

  • Você sabia que o câncer do colo do útero é a quarta maior causa de morte por câncer entre mulheres no mundo?

O câncer do colo do útero pode acontecer a qualquer momento em mulheres de todas as idades, sendo que o papiloma vírus humano (HPV) é responsável por 99,7 % dos casos. A cada ano, 500.000  mulheres no mundo têm câncer do colo do útero e 250.000  morrem por causa da doença.

 

  • Você sabia que o vírus do HPV não é transmitido somente pelo ato sexual em si?

            As preliminares também transmitem… O sexo oral, o atrito com as mucosas infectadas, da mão, da boca ou genitais, é o suficiente para o vírus fazer mais uma vítima. Basta de uma a três relações sexuais sem penetração para se contaminar. Apesar de raríssima pode ocorrer a transmissão por toalhas, roupas e superfícies como tábuas de vasos sanitários.

 

  • Por que se deve iniciar a vacinação contra o HPV o mais precocemente possível?

Você pode contrair a vírus do HPV em qualquer momento da sua vida, porém este risco é particularmente alto durante a adolescência.  Três em cada quatro infecções pelo papilomavírus humano ocorrem em mulheres de 15 a 24 anos de idade.

 

  • Mulheres que estão infectadas por algum tipo de HPV ainda pode se vacinar?

Mesmo que você já tenha sido infectada por um tipo de vírus de HPV, você pode se vacinar para obter a proteção contra os outros tipos, pois ainda existe a possibilidade de contrair caso exista o contato.

 

CONHECENDO MELHOR A DOENÇA:

 

  • O que é o HPV (Papiloma Vírus Humano)?

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais aproximadamente 35 tipos infectam a mucosa anogenital de ambos os sexos. 15 tipos de HPV são considerados oncogênicos, isto é, podem causar câncer.

  • Como se dá a transmissão da doença?

 

O HPV é transmitido sexualmente. Porém, mesmo que não haja penetração, pode haver transmissão do vírus pelo simples contato pele a pele. Existe também a possibilidade de ocorrer transmissão por meio de objetos contaminados.

 

  • Eu posso ter o HPV e não manifestar os sintomas da doença?

Sim, pois o período de incubação da doença é de semanas a anos. (Como não é conhecido o tempo que o vírus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das lesões, não é possível estabelecer o intervalo mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento das lesões, que pode ser de algumas semanas até anos ou décadas).

 

  • Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas com infecção genital de HPV não sabe que está infectada. O vírus vive na pele ou membranas mucosas e geralmente não causa sintomas. Algumas pessoas apresentam verrugas visíveis na área dos genitais ou têm alterações pré-cancerígenas no cérvix, vulva, ânus ou pênis. Em alguns casos raros a infecção por HPV pode ocasionar câncer no ânus, vulva, vagina ou pênis.

  

  • Quais as complicações da doença?

Cancerização, que é mais freqüente na mulher, com localização em colo uterino. Nos imunodeficientes, pode haver dificuldade terapêutica, além do aparecimento de Papiloma de Laringe, que também pode ocorrer em lactentes, por contaminação no canal de parto.

 

A melhor forma de prevenção é com a vacinação contra o HPV !!!!

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

  • BULAS DAS VACINAS CONTRA HPV (LABORATÓRIO GSK E MSD);
  • MANUAL DE IMUNIZAÇÕES, (CENTRO DE IMUNIZAÇÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN) 4º EDIÇÃO;
  • GUIA PRÁTICO DE VACINAS E VACINAÇÃO DA SANOFI PASTEUR, EDIÇÃO ESPECIAL 2009;
  • SITE: http://www.dst.com.br/pag05.htm
  • GUIA PRÁTICO DE IMUNIZAÇÃO DA MULHER, 2010 DOCTORPRESS, 1º EDIÇÃO;
  • FOLDERS INFORMATIVOS DAS VACINA CONTRA HPV DA MSD E GSK.

 

AUTORIA:

 

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR:

ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci-

CRM: 7.600-DF