O que é o Tétano? Como é transmitido?

O tétano é uma infecção, causada por uma toxina  produzida pelo bacilo tetânico (Clostridium tetani), largamente encontrado na natureza sob a forma de esporos, sobretudo no solo e nas fezes de animais herbívoros. Também é  encontrado  em águas putrefeitas, pregos e latas enferrujadas, plantas, entre outros. O Tétano não é transmitido entre pessoas.

O Tétano acidental acomete pessoas quando manuseiam o solo ou materiais contaminados com os esporos do bacilo tetânico que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele e atinge o sistema nervoso central. Existem três apresentações da doença: Tétano localizado (mialgia por contrações involuntárias dos grupos musculares próximos ao ferimento), Tétano Cefálico (ferimentos em couro cabeludo, face e cavidade oral e orelha causando paralisia facial, Tétano generalizado (contrações do masseter e da mímica facial: riso sardônico, podendo acometer outros grupos musculares com espasmos e até parada respiratória).

O Tétano Neonatal ou Umbilical (coto do cordão umbilical) ou “mal dos sete dias” Ocorre no recém nascido nos primeiros 28 dias de vida. A infecção ocorre  por contaminação do coto umbilical quando são utilizados instrumentos cortantes contaminados para secção do cordão umbilical ou por uso de substâncias contaminadas na ferida umbilical, como teias de aranha, pó de café, esterco, entre outras.

 

Como posso me proteger contra essa doença?

 

 

 A melhor forma de prevenção é com  a vacinação.

 Clique aqui e veja as Vacinas combinadas

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 

AUTORIA:

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR: ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci-CRM: 7.600-DF

Manual Prático de Imunizações – Isabella Ballalai- 2ª edição- 2016