VACINAS COMBINADAS contra Difteria, Tétano, Coqueluche (DTP ou DTPa ou dTpa)  Hemófilos e Hepatite B:

TETRAVALENTE, PENTAVALENTE E HEXAVALENTE

      

  • Você sabe o que são vacinas combinadas, e para que foram criadas?

No primeiro ano de  No primeiro ano de vida, a criança tem que tomar inúmeras vacinas, e quase sempre estas são injetáveis. Pensando no sofrimento da criança e na angustia dos responsáveis, o mercado investiu em vacinas combinadas para diminuir ao máximo o número de picadas na criança principalmente nos 6 primeiros meses de vida. Então as vacinas combinadas proporcionam maior conveniência, gerando menos desconforto para o seu bebê, já que combinam até seis vacinas em uma única dose. Além disso, as vacinas combinadas são modernas, comprovadamente bem toleradas e apresentam menor possibilidade de causar eventos adversos.

 

  • Você sabe diferenciar a Trivalente, Tetravalente da Pentavalente da Hexavalente?

 

Trivalente- vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano e Coqueluche Existe a vacina Celular (células inteiras )  e a Acelular (reações adversas de menor freqüência e intensidade).

Tetravalente – vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano, Coqueluche e  Hemófilos.

Pentavalente da Clínica Particular– vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilos e Poliomielite. O componente  Pertussis (Coqueluche) é Acelular  provocando reações adversas de menor freqüência e intensidade.

Pentavalente do Serviço público de saúde – vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilos e Hepatite B. O componente Pertussis (Coqueluche) é de células inteiras podendo provocar maior  freqüência de reações adversas.

Hexavalente – vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilos, Poliomielite e Hepatite B. O componente  Pertussis (Coqueluche) é Acelular  provocando reações adversas de menor freqüência e intensidade.

 

  • Quando posso iniciar a vacinação do meu filho utilizando uma vacina combinada?

 A recomendação é que a aplicação das vacinas combinadas seja iniciada com dois meses de vida, de acordo com os calendários de vacinação disponíveis no Brasil. Porém, caso seja necessário, o médico do seu bebê poderá orientá-la a utilizar outro esquema vacinal.

 

 

  • Já que as vacinas combinadas protegem contra um maior número de doenças, elas causam mais eventos adversos?

 Não. O volume administrado com as vacinas combinadas é o mesmo das vacinas habitualmente utilizadas, ou seja, de apenas 0,5 ml. Estudos científicos demonstraram que as vacinas combinadas não causam mais eventos adversos do que as vacinas aplicadas separadamente.

 

  • Por que é preferível a Vacina Acelular do que a Celular (células inteiras)?

O uso da vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche acelular é preferível ao da vacina de células inteiras, pois os eventos adversos associados com sua administração são menos freqüentes e intensos.

 

  • Por que devo vacinar as crianças contra Poliomielite  com uma vacina  injetável?

 A Vacina contra Poliomielite  Inativada (IPV) que é injetável é recomendada em todas as doses, pois os eventos adversos associados com sua administração são menos freqüentes e intensos. Não utilizar a Vacina  da Poliomielite oral (vírus vivos atenuados) em crianças hospitalizadas e imunodeficientes. A vacina IPV  pode estar combinada com outras vacinas presentes no calendário vacinal.

 

  • Depois de receber esta vacina meu filho pode participar das campanhas de vacinação contra pólio do governo?

 

Nos Dias Nacionais de Vacinação, será aplicada a Vacina  da Poliomielite oral (vírus vivos atenuados) a partir de 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida desde que a criança não esteja hospitalizada e nem seja  imunodeficiente.

 

  • Meu filho iniciou a vacinação no serviço público. Ele pode passar a tomar as vacinas conjugadas?

 

Pode desde que esteja de acordo com o calendário de vacinação. Por ser uma vacina combinada, o número de injeções e o desconforto para os pais e para o bebê são reduzidos. Com a chegada de novas vacinas, as vacinas combinadas são uma opção interessante para garantir um calendário de vacinação completo, na faixa etária adequada, com o menor número de injeções possíveis aplicadas na criança.

 

 Conhecendo melhor as Vacinas Combinadas

 Vacina Tetravalente acelular (DTPa + Hib): Protege contra Difteria, Tétano, Pertussis (Coqueluche) e Haemophilus influenzae

 

  • Pra quem esta vacina está indicada?

Indicada para a imunização ativa de todos os bebês a partir de 2 meses de idade contra Difteria, Tétano, Pertussis (DTP) e Hib.

 

  • Existe alguma interação medicamentosa com esta vacina?

DTPa-Hib pode ser administrada simultaneamente, ou a qualquer tempo antes ou depois de uma vacina diferente de vírus vivo ou inativo.

 

  • Quantas da doses da vacina meu bebê tem que receber?

O esquema de vacinação primária consiste em três doses nos primeiros 6 meses de vida, e pode ser indicado a partir dos 2 meses de idade. Para garantir proteção de longa duração, recomenda-se uma dose de reforço para DTPa e Hib  com 15 a 18 meses.

  • Existe alguma contra indicação para esta vacina?

Reação Anafilática com DPT ou DTPa. Encefalopatia sem causa identificável que tenha ocorrido até sete dias após a vacinação com DPT ou DTPa . Doença neurológica que predisponha a convulsões e que esteja sem controle. Esta vacina não deve ser administrada em crianças com mais de 7 anos de idade ou adultos devido á quantidade de toxóide diftérico e antígenos que não é adequada para a faixa etária.

 

  • Apesar da vacina tetravalente ser acelular e causar menos reação, a criança pode ter algum efeito colateral?

Qualquer vacina pode causar reação mesmo sendo acelular, vai depender do organismo da criança, mas o risco de ter reações intensas com a vacina é bem menos  frequente comparado com as vacinas celulares.

Muito comum: choro não habitual, inquietação, edema, sonolência, diarréia perda de apetite, vômito.

Incomum: febre (38º, 39,5ºC), dor

Vacina Pentavalente acelular: (DTPa + Hib + Polio inativada)

 

  • Pra quem esta vacina está indicada?

Esta vacina é indicada para a imunização de crianças entre 2 meses e 7 anos de idade contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e infecções invasivas causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

 

  • Existe alguma interação medicamentosa com esta vacina?

Assim como em outras vacinas, pode-se esperar que, em pacientes recebendo terapia imunossupressora ou sendo imunodeficiente, uma resposta adequada pode não ser alcançada.

 

  • Quantas da doses da vacina meu bebê tem que receber?

O esquema de vacinação primária consiste em três doses  2,4,6 meses e mais o reforço com  15 a 18 meses de idade.

 

  • Existe alguma contra indicação para esta vacina?

Reação Anafilática com DPT ou DTPa. Encefalopatia sem causa identificável que tenha ocorrido até sete dias após a vacinação com DPT ou DTPa . Doença neurológica que predisponha a convulsões e que esteja sem controle. Esta vacina não deve ser administrada em crianças com mais de 7anos de idade ou adultos devido á quantidade de toxóide diftérico e antígenos que não é adequada para a faixa etária.

 

As reações freqüentes incluem vermelhidão e sensibilidade no local e febre nas primeiras 24 horas.

 

  • Apesar da vacina Pentavalente ser acelular e causar menos reação, a criança pode ter algum efeito colateral?

Efeitos comuns: perda de apetite, nervosismo, irritabilidade, choro fácil, vômito, diarréia.

Incomuns: infecção do trato respiratório, sonolência, convulsões, bronquite, dermatite, dor, vermelhidão.

 

  

Vacina Hexavalente acelular:

 

  • Para quem esta vacina está indicada?

Esta vacina é recomendada para indivíduos com 2 e 6 meses para prevenção conjunta contra difteria, tétano coqueluche, Hib, Hepatite B e poliomielite inativada combinada com vacina com proteína tetânica.

 

  • Existe alguma contra indicação para esta vacina?

A hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes ou resíduos. A hipersensibilidade após a administração prévia das vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite ou Hib.

 

  • Apesar da vacina Hexavalente ser acelular e causar menos reação, a criança pode ter algum efeito colateral?

Efeitos comuns: perda de apetite, nervosismo, irritabilidade, choro fácil, vômito, diarréia.

Incomuns: infecção do trato respiratório, sonolência, convulsões, bronquite, dermatite, dor, vermelhidão.

 

 

Lembre-se:

 A melhor forma de prevenção é com  a vacinação.

 Clique aqui para saber sobre as Doenças Imunopreveníveis da Difteria, Tétano, Coqueluche (Pertussis) e Hemófilos influenza

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

  • BULA DA VACINA TETRAVALENTE. PENTAVALENTE E HEXAVALENTE;
  • MANUAL DE IMUNIZAÇÕES, (CENTRO DE IMUNIZAÇÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN) 4º EDIÇÃO;
  • GUIA PRÁTICO DE VACINAS E VACINAÇÃO DA SANOFI PASTEUR, EDIÇÃO ESPECIAL 2009;
  • MONOGRAFIA DAS VACINA TETRAVALENTE, PENTAVALENTE E HEXAVALENTE;
  • SITE: http://portal.saude.gov.br
  • http://www.cives.ufrj.br
  • FOLDERS INFORMATIVOS DAS VACINAS TETRAVALENTE, PENTAVALENTE E HEXAVALENTE;
  • OBS: IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE – IMAGENS NA WEB.

 

 

AUTORIA:

 

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR:

ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci-CRM: 7.600-DF