DTPa (DIFTERIA – TÈTANO – PERTUSSIS acelular para crianças) e dTpa (difteria – TÉTANO – pertussis acelular para adolescentes e adultos).

 

Você sabia que a vacina DTPa é uma vacina combinada que protege contra Difteria, Tétano e Pertussis (coqueluche).

A vacina Acelular  contém pequenas porções de Bordetella pertussis, a bactéria que transmite a coqueluche. Esta nova geração de vacinas reduz significativamente as queixas associadas à aplicação de vacinas de células inteiras e a possibilidade de ocorrerem queixas como: irritabilidade, sonolência, perda de apetite e febre. A vacina pertussis acelular é a única utilizada nos EUA e em outros países desenvolvidos.

Para quem esta vacina está indicada?
A vacina dTpa é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche, em indivíduos maiores de 10 anos de idade, principalmente recomendada para  pais, avós, cuidadores da criança pequena e profissionais de saúde.

 

Existe alguma interação medicamentosa com esta vacina?

É impossível que o uso concomitante de outras vacinas inativadas e imunoglobulinas resultem em uma interferência nas respostas imunes. Quando for necessário, a vacina dTpa pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas inativadas ou imunoglobulina em locais diferentes de injeção, assim como para outras vacinas.  Os pacientes recebendo terapia com imunossupressores ou paciente com imunodeficiência podem não ter uma resposta adequada. Nestes pacientes, quando a vacina contra o tétano é necessária para ferimentos que apresentem risco de tétano, será usada a vacina simples contra tétano.

A vacinação dos pais e familiares ajuda a proteger o bebê. A proteção do recém nascido pela vacinação de seus pais e familiares recebe o nome de Estratégia Cocoon, que já é recomendada em diversos países como Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Áustria, Austrália, Costa Rica e Panamá.

 

Quantas  doses da vacina  tem que receber?
De acordo com as atuais recomendações para manutenção da proteção contra difteria, tétano e coqueluche, tomar 1 dose da dTpaR e manter dT de 10/10 anos (dose de reforço).

 

Existe alguma contraindicação para esta vacina?
Não deve ser administrada em indivíduos com alergia conhecida a qualquer componente da vacina, ou que apresentam sinais de alergia após administração prévia de vacinas contra difteria, tétano ou  pertussis.

 

Posso sentir algum efeito colateral com a vacina?
As reações freqüentes incluem vermelhidão e sensibilidade no local e febre nas primeiras 24 horas.

A vacina dTpa  pode ser combinada com vacina contra Poliomielite, Hepatite B e Hemófilos influenza (Hexavalente).

Veja mais nas Vacinas Combinadas

 

Lembre-se:

A Vacinação é o método mais eficiente de prevenção de todos os não vacinados ou parcialmente vacinados incluindo adolescentes, adultos, puérperas, pais, contactantes próximos e profissionais de saúde.

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 

  • BULA DA VACINA dTpa-R;
  • MANUAL DE IMUNIZAÇÕES, (CENTRO DE IMUNIZAÇÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN) 4º EDIÇÃO;
  • GUIA PRÁTICO DE VACINAS E VACINAÇÃO DA SANOFI PASTEUR, EDIÇÃO ESPECIAL 2009;
  • SITE: http://portal.saude.gov.br
  • http://www.cives.ufrj.br
  • FOLDERS INFORMATIVOS DA VACINA dTpa-R
  • OBS: IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE – IMAGENS NA WEB.

 

AUTORIA:

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR:ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci-CRM: 7.600-DF