• Quais são as Vacinas HPV ?

Existem duas vacinas contra HPV. A vacina do Laboratório MSD, é quadrivalente, com antígenos dos sorotipos 6,11, 16 e 18 é recomendada para homens e mulheres a partir de 9 anos. Para homens é recomendada  em bula até 26 anos e para  mulheres até 45 anos. Não é recomendada para gestante. Pode ser administrada durante a lactação. Pode ser administrada com outras vacinas. O esquema vacinal é  em três doses (0-2-6 meses)  para a proteção do câncer de colo de útero, da vulva e vagina, lesões pré-cancerosas ou displasias do colo uterino, verrugas genitais e infecções causadas pelos tipos de HPV presentes na vacina.

A vacina do Laboratório GSK é bivalente, com antígenos dos sorotipos 16 e 18 é indicada para a partir dos 9 anos de idade (para meninas) sem limites de idade, em três doses (esquema 0-1-6 meses) para a proteção do câncer do colo uterino e infecções causadas pelos tipos de HPV presentes na vacina.

Em  09 de setembro de 2009, o Conselho Consultivo de Vacinas e Respectivos Produtos Biológicos do FDA concordou que os dados de eficácia, imunogenicidade e segurança de estudos clínicos em homens dão respaldo ao uso da vacina quadrivalente contra o HPV (tipos 6, 11, 16 e 18) em meninos e homens de 9 a 26 anos de idade para a prevenção de verrugas genitais causadas pelo papilomavírus humano (HPV) dos tipos 6 e 11.

Em 14 de setembro de 2009, a Agência Européia de Medicamentos (EMEA) ampliou o uso da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV), fabricada pela Merck Sharp & Dohme, para mulheres de 27 a 45 anos, com base nos resultados de eficácia clínica e segurança da vacina.

 

  • Quem não deve receber a vacina HPV?

            Não deve ser administrada em indivíduos com conhecida hipersensibilidade a qualquer componente da formulação e gestante.

 

  • Posso sentir algum efeito colateral após a vacina?

Os efeitos mais comuns são náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaléia, coceira/prurido, urticária, mialgia, febre 38ºC, dor local, vermelhidão, inchaço, fadiga.

Efeitos incomuns: enduração local, parestesia local, tontura, infecção do trato respiratório superior.

 

  • A vacina é de fato eficaz?

Sim. Resultados dos estudos clínicos em mulheres de 9 a 15 anos de idade e entre 15 e 26 anos demonstraram eficácia em cerca de 99% para neoplasias intraeptelial cervical 2/3, 100% de proteção para lesões de alto grau de vagina e vulva e adenocarcinoma e 99% para lesões genitais externas.

 

 

  • Além da Vacinação como posso me prevenir?

Pode evitar a contaminação pelo  HPV com uso de preservativos (ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio- Proteção em torno de 70%). Manter consultas com Ginecologista realizando o Papanicolaou do colo uterino a partir de 25 anos ou a critério médico. Em  homens e mulheres que tiveram lesões pré cancerosas relacionadas ao HPV nas áreas genitais e anal, que mantêm relações sexuais anais, que tem HIV ou a critério médico deverão realizar o Papanicolaou do ânus

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

  • BULAS DAS VACINAS CONTRA HPV (LABORATÓRIO GSK E MSD);
  • MANUAL DE IMUNIZAÇÕES, (CENTRO DE IMUNIZAÇÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN) 4º EDIÇÃO;
  • GUIA PRÁTICO DE VACINAS E VACINAÇÃO DA SANOFI PASTEUR, EDIÇÃO ESPECIAL 2009;
  • SITE: http://www.dst.com.br/pag05.htm
  • GUIA PRÁTICO DE IMUNIZAÇÃO DA MULHER, 2010 DOCTORPRESS, 1º EDIÇÃO;
  • FOLDERS INFORMATIVOS DAS VACINA CONTRA HPV DA MSD E GSK.

 

AUTORIA:

 

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR: ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci-CRM: 7.600-DF