Nossa ClinicaMundo das VacinasMundo das AlergiasMundo da AsmaCorpo ClinicoContato
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
   


GRIPE

O QUE É A GRIPE?

A gripe não é igual a um resfriado comum. Febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca são sintomas da gripe.

 

Você sabia que a gripe afeta por ano, de 10% a 20% da população mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)?

Você tem o conhecimento que todos os anos a média global de gripe sazonal é de cerca de 1 bilhão de casos, sendo de 3 a 5 milhões graves, com cerca de 300 a 500 mil óbitos?

Você sabia que geralmente a gripe (influenza) é confundida com um simples resfriado, e que isso pode causar doença grave e até mesmo a morte caso não seja tratada corretamente?

 

Você sabe quais são as complicações que a Gripe pode trazer a sua saúde?

 O risco de desenvolver complicações graves relacionadas à gripe é elevado em crianças menores de dois anos e em maiores de 60 anos, bem como naqueles com certas comorbidades (Diabetes, Asmáticos, Cardiopatas, Pneumopatas ou portadores de doenças renais). As complicações mais graves incluem exacerbação de doença crônica pulmonar e cardiopulmonar, tais como doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, insuficiência cardíaca congestiva, assim como o desenvolvimento de pneumonia bacteriana associada geralmente com Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae. Outras complicações envolvendo o trato respiratório incluem sinusite bacteriana, bronquite, laringite e otite média.

 

Você sabe qual é a diferença entre Gripe Comum e o Resfriado?

A gripe não é igual a um resfriado comum. Febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca são sintomas da gripe. Diferentemente de um resfriado comum, a gripe pode causar uma doença mais graves ou complicações que possam comprometer a saúde de muitas pessoas como evoluir para uma pneumonia. Algumas pessoas podem ter vômitos e diarréia, embora mais comum em crianças do que em adultos.


O que é a Gripe? Qual é a diferença da Gripe comum com a H1N1? Como se transmite?

A gripe comum, ou influenza, é uma doença  causada pelo vírus influenza. A cada ano, 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças são contaminadas por este vírus.  Já a Influenza tipo A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). O vírus influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. São frequentemente confundidas com outras viroses respiratórias como os resfriados.


Você sabe qual é a sazonalidade do vírus da Gripe?

A maior circulação dos vírus da gripe ocorre anualmente no outono e inverno.


O vírus influenza A (H1N1) pandêmico continua circulando?
No dia 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou o início da fase pós-pandêmica da gripe H1N1. Isso significa que o vírus pandêmico H1N1 está circulando juntamente com outros vírus sazonais (da gripe comum) e em intensidade diferente entre os países.


Como ocorre a transmissão da Gripe?

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Também, pode-se contrair a gripe ao tocar em uma superfície ou objeto que tenha o vírus da gripe, esta transmissão ocorre principalmente no caso da Influenza (H1N1).


Quanto tempo o vírus da gripe tipo A(H1N1) resiste fora do organismo?

O vírus resiste de 24 a 72 horas fora do organismo.


Qual é o período de incubação do vírus?(O período de incubação é o tempo entre o contato com o vírus da gripe e a manifestação dos sintomas).

O período de incubação é curto, de um a três dias.


Quando infectada, por quanto tempo uma pessoa com o vírus da influenza tipo A (H1N1) pode transmitir a doença?

O período de transmissão da doença é diferente entre adultos e crianças. Nos adultos, o período é de sete dias após o aparecimento dos sintomas, enquanto em crianças este período vai de dois dias antes até 14 dias após o início dos sintomas. O vírus da gripe é altamente contagioso.

Qual é o impacto da Influenza nas crianças?

  • 67% das crianças menores de 3 anos com influenza A apresentaram otite média aguda;
  • Absenteísmo escolar e laboral dos seus pais;
  • Altas taxas de hospitalização e complicações;
  • As crianças escolares são as principais fontes de introdução da doença no ambiente familiar.

Qual é o impacto da Influenza nos adultos?

  • Redução da produtividade;
  • Absenteísmo laboral;
  • Nos EUA, a gripe representa a maior causa de faltas ao trabalho. 200 milhões de dias de restrições ao trabalho, 100 milhões de dias acamados, 75 milhões de dias de faltas ao trabalho e 22 milhões de visitas ao médico. As empresas norte-americanas chegam a perder 150 bilhões de dólares/ano em função de funcionários doentes, por baixo rendimento. No Brasil, estima-se uma perda de 3% do Produto Interno Bruto.
  • Estes números contribuem para ampliar a percepção da importância de prevenção e controle das infecções por influenza para minimizar o impacto da gripe na sociedade, nas atividades econômicas e no sistema de saúde, reduzindo assim a sobrecarga gerada por esta infecção.

Como eu posso me prevenir contra Gripe?



Além destas recomendações, a melhor maneira de prevenção é através da Vacinação:

 

VACINA INFLUENZA FRAGMENTADA E INATIVADA (H1N1 + SAZONAL):

Para quem a vacina da gripe (H1N1 + Sazonal) está indicada?


Esta indicada para toda a população que tiver mais de 6 meses , crianças , adolescentes, adultos jovens ,idosos e inclusive gestantes para a prevenção da doença.

 

Quais são os grupos de maior risco?


Até o momento, estão definidos como grupos de maior risco:


a) a população indígena aldeada;
b) as gestantes;
c) pessoas portadoras de doenças crônicas;
d) crianças maiores de seis meses até os dois anos de idade e
e) a população de 20 a 39 anos.

Devo tomar a vacina contra a Gripe em 2012, mesmo se fui vacinado em 2011?

Sim. Você precisa receber a vacina contra gripe- 2012, pois ela é atualizada a cada ano para oferecer proteção contra os três tipos de vírus da gripe que apresentam maior circulação.


Quantas doses da vacina da gripe (H1N1 + Sazonal) eu preciso para ficar imunizada?
A vacina deve ser realizada anualmente, de preferência no período que antecede a maior circulação do vírus influenza, devendo-se utilizar a vacina preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o período.
Esquema vacinal de acordo com a faixa etária:

  • Crianças de 6 a a 35 meses de idade (inclusive): 2 doses de 0,25 ml, com um mês de intervalo. Se estas crianças tiverem sido vacinadas anteriormente, recomenda-se a administração de uma única dose de 0,25 ml;
  • Crianças de 3 a 8 anos de idade (inclusive): 2 doses de 0,25 ou 0,5 ml (depende do fabricante), com um mês de intervalo. Se estas crianças tiverem sido vacinadas anteriormente, recomenda-se a administração de uma única dose de 0,5 ml.
  • Adultos e crianças a partir de 9 anos de idade: 1 dose de 0,5 ml anual.

 

A vacina pode ser aplicada com outras vacinas ou utilizando algum tipo de medicação?


A vacina da influenza pode ser administrada em simultaneidade a outras vacinas. Neste caso, a imunização deve ocorrer em membros distintos, com seringas e agulhas diferentes. A resposta imunológica pode ser comprometida se o paciente estiver em tratamento imunossupressor.


Quem não deve receber a vacina contra a Gripe (H1N1 + Sazonal)?
A vacina de influenza está contraindicada em crianças menores de seis meses e pessoas com relatos de reação anafilática associadas a algum de seus componentes. Pessoas com história de anafilaxia ao ovo deverão ser avaliados por alergista. Pessoas com doenças febris agudas não devem ser vacinadas até que os sintomas tenham desaparecidos.


Posso sentir algum efeito colateral após a vacina contra a Gripe?

Os eventos mais comuns são:
Locais: eritema, edema localizado, dor, equimoses e enduração.
Sistêmicas: febre, mal-estar, calafrios, fadiga, cefaléia, sudorese, mialgia e artralgia.
  Estas reações em geral desaparecem de forma espontânea em um a dois dias.



A vacina é de fato eficaz?
A vacina registra uma efetividade média maior que 90% para indivíduos imunocompetentes. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. A revacinação tem que ser feita anualmente nos meses de outono objetivando-se, assim, que os níveis máximos de anticorpos sejam coincidentes com os meses de inverno onde a doença é mais incidente em conseqüência da maior circulação viral.

Quais são os benefícios ao se vacinar contra a gripe?

  • Proteção contra o vírus influenza ou gripe e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias;
  • Redução do absenteísmo à escola e ao trabalho;
  • Redução do risco de transmissão de gripe para membros familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes hospitalizados.


Lembre-se:

A melhor forma de prevenção é com a vacinação.



 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:


  • BULAS DAS VACINAS CONTRA INFLUENZA (H1N1 + SAZONAL) (LABORATÓRIOS: SANOFI E GSK);
  •  
  • MANUAL DE IMUNIZAÇÕES, (CENTRO DE IMUNIZAÇÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN) 4º EDIÇÃO;
  •  
  • GUIA PRÁTICO DE VACINAS E VACINAÇÃO DA SANOFI PASTEUR, EDIÇÃO ESPECIAL 2009;
  •  
  • SITE: http://portal.saude.gov.br
  •  
  • FOLDERS INFORMATIVOS DAS VACINAS CONTRA INFLUENZA (H1N1+SAZONAL).
  •  
  • MONOGRAFIA DA VACINA DA GRIPE 2011.
  •  
  • OBS: IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE – IMAGENS NA WEB.

AUTORIA:


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR:

ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci-

CRM: 7.600-DF


Conheça outras vacinas
Para adolescentes
Adultos e Idosos
Cólera e etec
Cólera e etec
Vacinas para Crianças
DTPa
Febre Amarela
Febre tifóide
Gestantes
Gripe
Hepatite A
Hepatite B
Meningocócicas
MMR
Mulheres
Ocupacional
Papilomavírus Humano
Pneumocócicas
Para prematuros
Rotavírus
Varicela
Vacina do viajante
 
  Alergo Vaccine - Sua família bem protegida
Centro Clínico Pacini - 715/915 Sul, Bloco D, Salas 504/508/509/514/515/517/518
Brasília -DF - 61 3345-8001 (ramal 20 - marcação de consultas, ramal 21 - vacinas, ramal 33 - administração)