Nossa ClinicaMundo das VacinasMundo das AlergiasMundo da AsmaCorpo ClinicoContato
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
   


VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA

 (Measles, Mumps, and Rubeola - MMR)

 

Você sabia que o Sarampo, Caxumba e Rubéola são três das doenças virais que mais afetam a saúde de milhões de indivíduos em todo mundo?

Saiba que o Sarampo afeta mais de 20 milhões de pessoas todos os anos, sendo a doença imunoprevenível que mais mata crianças por infecções; (Monografia da tetra viral)


Você sabia que mesmo em países com bons sistemas de saúde o Sarampo que é uma doença extremamente contagiosa pode causar sérias complicações, frequentemente fatais, como pneumonia e encefalite?(Monografia da tetra viral)


Alerta: A Caxumba também pode estar associada a complicações como meningite e encefalite, em alguns casos também fatais ESPECIALMENTE EM ADULTOS; (Monografia da tetra viral)


Saiba que a Rubéola pode ser pouco diagnosticada por apresentar sintomas leves e variados, mas em adultos a Rubéola pode causar sérias complicações como artrites, artralgia e encefalites; (Monografia da tetra viral)


Alerta: A principal preocupação com a Rubéola é a infecção de mulheres durante o início da gravidez, que pode gerar a chamada síndrome de Rubéola congênita, podendo causar anomalias, aborto ou parto de natimorto, ou mesmo seqüelas como cegueira, surdez e retardo mental na criança.

 

SAIBA MAIS SOBRE AS DOENÇAS QUE A VACINA SCR PREVINE: SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA

SARAMPO:

O sarampo é facilmente transmissível de pessoa para pessoa. O sarampo caracteriza-se por erupções avermelhadas espalhadas na pele e geralmente observa-se também febre, olhos inchados, sensibilidade à luz, tosse e coceira. Pode durar até 2 semanas e levar a pneumonia e infecções no ouvido. Qualquer pessoa pode contrair sarampo, mas frequentemente ele é mais grave em recém-nascidos e adultos. Embora seja raro, o sarampo pode causar danos cerebrais e morte em crianças.




CAXUMBA:

A caxumba acomete as glândulas próximas aos ouvidos, tornando-as inchadas e doloridas, e também provoca calafrios, dor de cabeça, anorexia, dor muscular, febre e dor ao mastigar ou engolir. A caxumba pode durar uma semana ou mais.

A caxumba afeta principalmente crianças entre 5 e 10 anos de idade. Algumas vezes, pode causar danos ao sistema nervoso central - incluindo meningite - e, muito raramente, infecção dos testículos, o que pode causar esterilidade em adolescentes do sexo masculino.




 

REBÉOLA:

A rubéola, ou “sarampo alemão”, começa com mal-estar geral, seguido por erupções róseas na face, que se espalham por todo o corpo. Geralmente, glândulas localizadas na região do pescoço tornam-se inchadas e sensíveis e pode ocorrer dor nas juntas e febre. A rubéola pode durar quase uma semana.

Se uma mulher grávida contrai rubéola, ela pode perder o bebê ou o bebê pode nascer com distúrbios, tais como surdez, glaucoma/catarata, alterações cerebrais e retardo mental. Por isso, é importante que todas as crianças e adultos sejam vacinadas, evitando assim que as gestantes sejam expostas aos riscos dessa doença.


SAIBA MAIS SOBRE A VACINA CONTRA SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA



Para quem a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) está indicada?

 

É utilizada na prevenção de sarampo (doença infecciosa, altamente contagiosa, que apresenta erupções cutâneas podendo ter o comprometimento de vários órgãos), caxumba (é uma doença viral, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares) e a rubéola (doença infecciosa de transmissão respiratória, caracterizada por exantemas em todo corpo, suas complicações podem ser mais sérias se acometer mulheres grávidas, por causar lesões irreversíveis no feto ou até mesmo o aborto), ou seja, a vacina estimula o organismo a produzir defesas contra estes tipos de vírus, e prevenir estas doenças no futuro.



Sarampo Caxumba Rubéola

Rubéola Congênita



Existe alguma interação medicamentosa com esta vacina?

Pode ser administrada concomitantemente com todas as vacinas do calendário atual, desde que aplicadas em locais separados.


Quantas doses da vacina são necessárias para que ocorra a proteção contra a doença?

 

Para crianças duas doses são recomendadas. A primeira com 12 meses de idade, e a segunda entre 4-6 anos de idade. Para adultos, dose única.
O intervalo entre a vacina e outra de vírus atenuados deverá ser de 28 dias.
A vacina deverá ser aplicada por via subcutânea ou intramuscular, na região posterior do antebraço, vasto-lateral, deltóide ou região glútea.


 

Qual é o intervalo mínimo entre as doses desta vacina?

 

A vacina é aplicada com 1 ano de idade e o reforço é feito de 4 a 6 anos, não tem doses seguidas, a não ser que tenha indicação médica.


 

Posso ter algum efeito colateral ao tomar a vacina?

 

Mais comuns:
Febre, vermelhidão e dor local, nervosismo, exantema, eritema, edema local, irritabilidade.
Raros:
Choro anormal, sonolência, infecção viral, otite, linfadenopatia, trombocitopenia, artralgia, meningite, choque.


 

Quem não pode receber esta vacina?

  • A vacina está contra indicada no caso de gravidez confirmada ou suspeita. Não engravidar por pelo menos 3 meses após a vacinação;
  • Não aplicar em caso de episódio de febre ou infecção aguda;
  • Não administrar em indivíduos com hipersensibilidade sistêmica conhecida à Neomicina ou a qualquer componente da vacina;
  • Está contra indicada também para indivíduos imunodeficientes;
  • Não administrar por via intravenosa.

A vacina contra SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) é realmente eficaz?

 

Em estudos clínicos, a vacina contra SCR  demonstrou ser altamente imunogênica. Anticorpos contra o Sarampo foram detectados em 98,0%, contra a Caxumba em 91,1 % e contra a Rubéola em 99,3 % dos vacinados anteriormente soronegativos.


Você sabia que existe uma vacina que pode proteger contra SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Varicela (Catapora)?

Esta vacina conhecida como Tetra Viral é uma vacina combinada que são as vacinas que em uma única dose, isto quer dizer, uma única picada, protege a criança de várias doenças. Essas vacinas combinadas substituem a aplicação das vacinas em separado, diminuindo os efeitos colaterais, como febre e mal-estar.

A vacina pode ser aplicada a partir de 12 meses de idade e o reforço será feito de 4 a 5 anos com a Tetra Viral, ou com as vacinas de SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Varicela feitas separadamente.

 

 

 

 



Lembre-se:

A melhor  prevenção é com a vacinação.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:



AUTORIA:


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA POR:

ENFERMEIRA ROSEVANE RODRIGUES DE LUCENA COREN – DF 176706

Revisado por: Dra. Marta de Fátima Rodrigues da Cunha Guidacci

CRM: 7.600-DF



 

Conheça outras vacinas
Para adolescentes
Adultos e Idosos
Cólera e etec
Cólera e etec
Vacinas para Crianças
DTPa
Febre Amarela
Febre tifóide
Gestantes
Gripe
Hepatite A
Hepatite B
Meningocócicas
MMR
Mulheres
Ocupacional
Papilomavírus Humano
Pneumocócicas
Para prematuros
Rotavírus
Varicela
Vacina do viajante
 
  Alergo Vaccine - Sua família bem protegida
Centro Clínico Pacini - 715/915 Sul, Bloco D, Salas 504/508/509/514/515/517/518
Brasília -DF - 61 3345-8001 (ramal 20 - marcação de consultas, ramal 21 - vacinas, ramal 33 - administração)